terça-feira, 1 de setembro de 2009

9ª ENTREVISTA: BLOGUEIRO ANSELMO RAPOSO

1) Quem é Anselmo Raposo e o motivo que o levou a fazer mídia alternativa? Anselmo Raposo, Economista, Estatístico, Mestre em Admistração pela UFSC, Prof da Universidade Estadual do Maranhão, do Departamento de matemática e informática. Foi Diretor do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais da UEMA no período de 1996 a 2002, Vice-Presidente do Fórum Nacional de Diretores de Centros de Educação das Universidades Brasileiras, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA no período de 2003 a 2007, Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa da Região Norte no ano de 2006/2007, Coordenador do Programa Acelera Amazônia e idealizador da Rede Amazônica de Ensino de Ciências – Doutorado, criador da primeira especialização em Estatística do Maranhão e atual coordenador do Curso de Especialização da UEMA.
No Maranhão a imprensa é dominada por grupos políticos ligados a família Sarney e outros ligados aos tucanos que ocupam a prefeitura de São Luis e Imperatriz. A idéia do blog surgiu depois da eleição para Prefeito em São Luís, quando eu vi que um blog poderia ser uma alternativa ao PIG maranhense. O outro fator que me levou, é a grande imprensa do Maranhão não tinha olhos para a Universidade Estadual do Maranhão, e o blog foi uma forma de mostrar o descaso com que aquela Universidade vem sendo tratada atualmente, ou seja, a mídia livre é o espaço do meu pensamento critico em relação aos fatos políticos e a Educação.
(2) O Brasil administrado pelo presidente Lula, o que difere de outros presidentes, inclusive da gestão tucana de FHC? Em primeiro lugar, Lula é único, em nada podemos comparar o atual governo com outros. Não vou muito longe para não ser prolixo citando:
Sarney – Deixou o Brasil na pior situação econômica da história, a inflação no período de um mês chegava a 80%, os salários dos trabalhadores nessa época chegaram a ter o menor valor de compra já visto; Collor – Esse não precisa nem comentar muito. Foi o exemplo de o que não se deve fazer com a economia e com o setor publico. Defendeu o liberalismo econômico e começou o desmanche do Estado Brasileiro; FHC – Para mim o pensador. Foi o presidente que sabia o que estava fazendo e fez. Reduziu o Estado Brasileiro ao mínimo. Vendeu o país e as principais empresas públicas como: Vale, CSN, Embratel, Bancos estaduais. Durante os 8 anos de seu governo, os trabalhadores tiveram a maior perda salarial da história. Só não vendeu o Banco do Brasil, Petrobrás e Caixa Econômica, porque não consegui eleger o seu sucessor. Na época de FHC o Brasil obteve o maior índice de risco, já visto evitando que empresas e pessoas investissem em nosso país, pois não confiavam no modelo econômico vigente.
Lula – Inegavelmente os seus índices de popularidade, mostram porque é o melhor presidente que este pais já teve. Incluiu mais de 5 milhões de brasileiros, que viviam na miséria absoluta, na linha do consumo. Estabilizou a economia e hoje se dá ao luxo de emprestar dinheiro ao FMI. Valorizou o servidor publico realizou o maior número de concursos públicos já vistos. Nunca a Policia Federal combateu tanto a corrupção. Como Professor Universitário vejo o como as instituições de ensino superior são tratadas. Atualmente as Universidades são verdadeiros canteiros de obras. Brasileiros do interior hoje têm em seu município uma Universidade Pública. Esse ano o FINEP destinou 170 milhões de reais para investimento em pesquisa, enquanto no Governo FHC esse montante não passou de 32 milhões. Enquanto países ricos quebravam com a crise o Brasil provou que é solido e ainda gerou emprego no período mais critico.
(3) Como você analisa as candidaturas de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV), Heloisa Helena (Psol), Ciro Gomes (PSB) e Cristovam Buarque a presidente da República em 2010? Dilma Rousseff – A ministra Dilma é a continuidade de um projeto que deu certo, que foi iniciado no Governo Lula e precisará ter seguencia para garantir os avanços sociais. Dilma representa a continuidade do PAC, da Bolsa Família, Bolsa Escola, investimento em Universidades Publica Geração de emprego, e principalmente de manter o patrimônio do povo brasileiro.
José Serra – Serra representa o que tem pior para o Brasil, é o retorno daqueles que quiseram vender o país. Serra na presidência representa o fim dos concursos públicos, do investimento em educação publica e gratuita, a venda de grandes empresas como Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica e outros. Representa o incentivo ao ensino superior privado, ou seja, o retorno das idéias neoliberais dos tucanos.
Marina Silva e Cristovam Buarque – Dois bons candidatos, mais de uma nota só, um só fala de educação e outro de meio ambiente, mas os problemas do Brasil são bem maiores que esses dois relevantes temas. Acho que ambos podem se juntar a Dilma em um segundo turno, pois de lá vieram e conhecem o PT melhor do que ninguém. Acredito que Marina Silva cometeu um erro ao sair do PT e filiar-se ao PV de Sarney filho e Gabeira, mas cada um é livre para escolher o melhor.
Heloisa Helena – Companheira valiosa seria honesta, uma mulher de garra e sabe lutar pelo que acha certo, no entanto ainda não percebeu que o modelo de sociedade que defende, já não existe. O PSOL para muitas vezes me passa a impressão de um Partido de aluguel do PSDB, quando consegue se unir com o PSDB e o DEM para fazer oposição ao Governo Lula. O mundo anda em outra direção e o modelo que a companheira defende ficou no passado.
Ciro Gomes – Não acredito que seja candidato a Presidência da Republica, apesar de achar que o Vice na chapa de Dilma vem do PMDB, Ciro como político Nordestino e liderança nacional poderia somar muito com uma candidatura de Dilma como Vice.
(4) O Maranhão governado pela Família Sarney orgulha o povo maranhense? Fale, o que muitos do Brasil não sabem nada a respeito da ilha da fantasia, que se encontra atolado o estado? A Oligarquia Sarney já perdura por 40 anos, e o Maranhão ainda possui os piores índices de desenvolvimento humano do Brasil. Ganhamos apenas do Piauí de Mão Santa e de Alagoas de Collor e Renan Calheiros. A família Sarney sempre fez neste estado o que o Brasil está conhecendo agora no Senado, ou seja, transformou o publico no privado. O mais impressionante disso tudo é a rede que esse último oligarca estendeu aqui no Maranhão. O Sarney domina os meios de comunicação, o judiciário e até o tribunal de contas. Quem nasce em São Luis nasce na Maternidade Marly Sarney. Se fores à praia és obrigado a passar pela ponte José Sarney. Caso precise da justiça você pode dirigir-se ao Fórum Sarney Costa e se fores prestar contas de um recurso publico vá ao tribunal Roseana Sarney. Enfim, o Maranhão é um paraíso pelo seu povo, belezas como os lençóis maranhenses, pela maior área de mangue do Brasil e pelo belíssimo folclore, mas não tem muito que orgulhar-se de quem governou este estado nos últimos anos.
5) Qual a importância da mídia alternativa e dos blogs na provável eleição da Ministra Dilma Rousseff em 2010? A internet terá um papel muito importante nas próximas eleições no Brasil, mas ainda será um espaço privilegiado, que somente poucos terão acessos. No Brasil menos de 6% da população tem acesso à internet, mas garanto que mesmos assim os blogs e comunidades virtuais terão o seu papel e poderão combater ao PIG.
(6) Quem para você é Luiz Inácio Lula da Silva? Um Líder mundial, alguém que sonhou um dia dar uma vida digna ao povo brasileiro e realizou o mesmo. Um homem que foi incansável para que todo brasileiro pudesse ter ao menos 3 refeições diárias nesse país. Um nordestino sobrevivente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Comecei a escrever por no blog por iniciativa de um amigo chamado Celijon, com o objetivo de passar o tempo e expor as minhas idéias. Acho que consegui atingir os meus objetivos. Quando falo da minha Universidade, por exemplo, recebo ameaças, xingamentos e outros despautérios, e isso me da à certeza que estou no rumo certo para contribuir com a UEMA na próxima eleição de Reitor, pois muitos estão lendo e concordando comigo, ou até mesmo discordando. Conheci pessoas fantatisticas. Agora o que me deixa chateado é tal de anônimo, que não se contenta somente em discordar, mas em insultar. Espero que todos os blogueiros desse país alinhados em dar continuidade ao modelo de sociedade pensado pelo PT e por Lula unam-se, pois a luta no próximo ano contra o PIG será de Davi contra Golias. Acesse o BLOG DO ANSELMO.

Nenhum comentário: